Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua

Autores

  • Danilo Correa Pinto

Resumo

O presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-26

Edição

Seção

Lingüística e Letras