A FIGURA DO FEMININO EM FILMES INFANTIS: PREGNÂNCIA E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS

Resumo

Abordamos, neste artigo, os resultados de nossa pesquisa sobre os modos de subjetivação (re)produzidos nos filmes infantis, A Pequena Sereia; Cinderela; Bela Adormecida; Por agua Abaixo; Os Incríveis e A fuga das galinhas. Ao contrário do que se poderia supor a enunciação fílmica não prima somente pelo entretenimento, trazendo discussões de cunho político-ideológico presentes de modo (in)direto e/ou (re)velado. Por tratar-se de um objeto cultural, torna-se inalienável a presença de traços históricos em sua matéria simbólica, traços esses que corroboram para a educação moral não-formal das crianças, já que se volta para estereótipos que evidenciam comportamentos difundidos socialmente. Para realizar esse trabalho de análise, filiamo-nos a teorias lingüísticas afetadas por noções psicanalíticas, notadamente a AD de linha francesa, buscando destacar vestígios que rememorem o patriarcado e o machismo constitutivos de nossa sociedade.

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Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Artes