A sexualidade na transversalidade escolar: uma leitura do Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS) de Minas Gerais

Autores

  • Laís Agranito LC de Castro Agranito Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Veranilda Mota MVS Soares Mota Universidade Federal de Uberlãndia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a sexualidade é enfocada no currículo escolar, especificamente, no Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS), projeto de orientação sexual do Estado de Minas Gerais. A motivação encontrada para essa pesquisa se deu a partir de um trabalho monográfico no qual analisamos a proposta nacional de Orientação Sexual expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizamos um estudo bibliográfico acerca da sexualidade, analisamos a documentação orientadora do PEAS, entrevistamos uma professora/coordenadora e um aluno que trabalham com o programa no município de Uberlândia. Através de nossas análises evidenciamos que, apesar das limitações apontadas, o PEAS apresenta uma fundamentação teórica consistente para a discussão da temática da sexualidade no contexto escolar. O programa se destaca na medida em que, demonstra preocupação com a formação básica e continuada de professores(as) para o trabalho com a sexualidade na escola e adota uma avaliação emancipatória, permanente, qualitativa, participativa e cíclica, o que propicia a reflexão sobre a prática pedagógica e a melhoria evolutiva do trabalho dos(as) docentes. Concluímos nossa análise afirmando a qualidade e relevância do PEAS, e questionamos a restrição do programa apenas às escolas selecionadas como "referênciaâ€?. Pela proposta apresentada o PEAS deveria se estender a todas as escolas do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

Filosofia