O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Mayra Cristina Fernandes Almeida Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Psicologia
  • RUBEN DE OLIVEIRA NASCIMENTO Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Psicologia

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino da Língua Inglesa, Processo Educativo

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer como professores de língua inglesa, ensinando para crianças entre 6 e 10 anos de idade, percebem e dão sentido ao tema "progresso no aprendizado" da língua e que desdobramentos essa percepção tem no processo educativo promovido, segundo suas experiências com o ensino em sala de aula. Os dados foram levantados por meio de um questionário contendo 11 perguntas sobre o tema da pesquisa e outros fatores correlatos ao tema, próprios do processo educativo e das habilidades de comunicação esperadas para a formação, e tratados com base em análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 3 professoras atuando em 2 instituições especializadas no ensino da língua inglesa, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Com base nos dados concluímos que a concepção das professoras entrevistadas, sobre o que entendem por progresso no aprendizado da língua e que indícios observam desse progresso no processo educativo, influencia diretamente no desenvolvimento da aprendizagem do conhecimento da língua, e que essa influência vem marcada pelo planejamento das ações de ensino e pela qualidade da relação professor-aluno, envolvendo principalmente questões afetivas nesse processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Lingüística e Letras