A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Valeska Virgínia Soares Souza UFU

Palavras-chave:

língua inglesa, nativos digitais, processo de aprendizagem

Resumo

O contexto atual parece estar marcado por interações mais intensas entre as pessoas por meio de tecnologias digitais que possibilitam comunicação e aprendizagem. Preocupadas com a inserção desses novos recursos tecnológicos que nos são impostos nos últimos tempos, buscamos esclarecer como os estudantes percebem as tecnologias digitais como ferramentas que podem lhes auxiliar em sua aprendizagem de inglês. Aplicamos questionários semiestruturados com perguntas relacionadas à aprendizagem de língua inglesa e às ferramentas digitais a 498 estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Uberlândia (MG). As três perguntas que nortearam nossa investigação foram: Esses estudantes investigados se interessam em aprender a língua inglesa? Como as tecnologias digitais influenciam esse interesse? Como esses estudantes aprendem a língua inglesa dentro e fora da escola considerando-se a utilização de tecnologias digitais? Fundamentamos nosso trabalho no conceito de 'nativos digitais' (PRENSKY, 2001a) e em como esses 'nativos' tendem a efetivar diferentes affordances (GIBSON, 1986) propiciadas pelas tecnologias digitais. Observamos que os estudantes investigados se sentem responsáveis pelo processo de aprendizagem, mas não se sentem motivados para aprender no contexto escolar. Entretanto, demonstram interesse em aprender a língua inglesa para necessidades futuras. Para tanto, acreditam conseguir aprender sem estar no ambiente escolar, utilizando ferramentas digitais como Google, Youtube, Wikipedia, Facebook e Livemocha. Eles percebem affordances em espaços digitais que podem colaborar para o processo de aprendizagem por estarem sempre conectados, especialmente para se cadastrarem em sites de seu interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Virgínia Soares Souza, UFU

Valeska Soares Souza é professora adjunto I de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Lingüística e Letras