A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
Palavras-chave:
língua inglesa, nativos digitais, processo de aprendizagemResumo
O contexto atual parece estar marcado por interações mais intensas entre as pessoas por meio de tecnologias digitais que possibilitam comunicação e aprendizagem. Preocupadas com a inserção desses novos recursos tecnológicos que nos são impostos nos últimos tempos, buscamos esclarecer como os estudantes percebem as tecnologias digitais como ferramentas que podem lhes auxiliar em sua aprendizagem de inglês. Aplicamos questionários semiestruturados com perguntas relacionadas à aprendizagem de língua inglesa e às ferramentas digitais a 498 estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Uberlândia (MG). As três perguntas que nortearam nossa investigação foram: Esses estudantes investigados se interessam em aprender a língua inglesa? Como as tecnologias digitais influenciam esse interesse? Como esses estudantes aprendem a língua inglesa dentro e fora da escola considerando-se a utilização de tecnologias digitais? Fundamentamos nosso trabalho no conceito de 'nativos digitais' (PRENSKY, 2001a) e em como esses 'nativos' tendem a efetivar diferentes affordances (GIBSON, 1986) propiciadas pelas tecnologias digitais. Observamos que os estudantes investigados se sentem responsáveis pelo processo de aprendizagem, mas não se sentem motivados para aprender no contexto escolar. Entretanto, demonstram interesse em aprender a língua inglesa para necessidades futuras. Para tanto, acreditam conseguir aprender sem estar no ambiente escolar, utilizando ferramentas digitais como Google, Youtube, Wikipedia, Facebook e Livemocha. Eles percebem affordances em espaços digitais que podem colaborar para o processo de aprendizagem por estarem sempre conectados, especialmente para se cadastrarem em sites de seu interesse.Downloads
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Publicado
2013-06-03
Edição
Seção
Lingüística e Letras