A FAMÍLIA E O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: VÍNCULOS, ESTRATÉGIAS E RECURSOS AFETIVOS

Autores

  • Júlia Campos Pedro Universidade Federal de Uberlândia
  • Anamaria Slva Neves Universidade Federal de Psicologia

Palavras-chave:

em conflito com a lei, família, instituição, estratégias de apoio

Resumo

As infrações à lei cometidas por jovens constituem grave problema social e tem aumento crescente nos índices mundiais. Mesmo os adolescentes sendo passíveis a todas as conseqüências de seus atos infracionais, não estão sujeitos a sofrer de responsabilização penal; cabendo ao adolescente, nesse caso, o cumprimento de medidas socioeducativas, que tem o objetivo aumentar a tentativa de reinserção social e fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares. A fim de conhecer as estratégias de apoio que a família mobiliza ao longo da internação do adolescente em conflito com a lei, os vínculos e os recursos afetivos, foram convidadas a participar da pesquisa cinco famílias, das quais três aceitaram o convite. Foram realizadas entrevistas abertas ou livres com os participantes e analisadas a luz do método psicanalítico interpretativo. Ficou explícito, ao final da pesquisa, a fragilidade da figura concreta do pai ou da precária instalação da função paterna por outro cuidador. Outro aspecto relevante que apareceu foi o envolvimento com as drogas como determinante do ato infracional, além do desamparo sentido pelas famílias quando tem seus filhos institucionalizados. Em linhas gerais, há um amplo número de aspectos que devem ser considerados ao tentar compreender a adolescência e a criminalidade, porém, é na organização familiar que encontramos sustentação para compreendermos o sujeito e seus desejos.

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Biografia do Autor

Júlia Campos Pedro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia

Anamaria Slva Neves, Universidade Federal de Psicologia

Docente Adjunto IV no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Psicologia