O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO

Autores

  • Nayara Machado Sousa Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Amaro da Silveira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

vivissecção, métodos alternativos, paradigmas, relação humano-animal

Resumo

A interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos.

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Biografia do Autor

Nayara Machado Sousa, Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFU Graduanda do Curso de Psicologia - UFU

Cristiane Amaro da Silveira, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFU; Orientadora do projeto de pesquisa: "O Curso de Medicina Veterinária da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Uberlândia e o paradigma da relação homem-animal: um estudo das representações sociais envolvendo as práticas de aprendizagem" financiado pelo CNPq

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Publicado

2013-02-27

Edição

Seção

Educação