PROBLEMAS DE COESÃO NA ESCRITA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DA ORDEM DO RELATAR: 'NOTÍCIA E RELATO'

Autores

  • Daniela Faria Grama Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Produção escrita, Gênero discursivo, Coesão textual.

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de Iniciação Científica, custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo foi o de identificar os problemas de coesão existentes nos textos dos gêneros da ordem do relatar: relato e notícia, produzidos por alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental público de Uberlândia. Apresenta-se um resumo do referencial teórico da pesquisa, trazendo as perspectivas de linguistas, como Travaglia (2007) Marcuschi (2002), Schneuwly (2004), Dolz (2004) e Koch (2008) sobre os conceitos de gênero, tipo textual, coesão e a relação existente entre eles para a realização de uma produção textual. Em relação aos resultados, neste artigo, apresenta-se uma amostragem de 6 das 42 produções textuais, relatos e notícias, que foram analisadas. Conclui-se que a pesquisa retoma um tema de muito estudo antes do advento dos PCNs e contribui sobremaneira para o ensino e a aprendizagem da escrita, em especial, dos mecanismos linguísticos de coesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-08

Edição

Seção

Lingüística e Letras