TRANSPORTE PÚBLICO INDIVIDUALIZADO E PERSONALIZADO

Autores

  • Melissa Mariana Ferreira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Alberto Faria Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

transporte, modo de transporte, simulação, análise, Transporte Público Individualizado

Resumo

Estudantes deslocam-se de seus domicílios para suas instituições de ensino, de segunda a sexta-feira, por motivos escolares e muitos estudantes fazem o trajeto a pé ou utilizam o transporte individual sendo que há muitos que moram perto uns dos outros e poderiam compartilhar de um mesmo modo de transporte. Uma alternativa interessante é um sistema de transporte intermediário ao transporte público que atribui características do transporte individual denominado de Transporte Público Individualizado (TPI). Os dados foram configurados no TransCAD para fazer análises e obter o grupo ótimo de pessoas que estarão dispostas a utilizar esse modo de transporte e, também, obter a melhor rota que interliga as origens (local de moradia dos estudantes) ao destino (Campus Santa Mônica - UFU) para o trajeto a ser realizado. A simulação no TransCAD indicou como poderia ser empregada a do estratégia do TPI e como poderia ser personalizado para um grupo de pessoas que tem o mesmo local de destino. Nesse trabalho a proposta é analisar a viabilidade de uma alternativa de transportes que interliga um grupo de pessoas que tem mesmo destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Mariana Ferreira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de graduação em Engenharia Civil na Feciv - Faculdade de Engenharia Civil

Carlos Alberto Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Civil - Feciv

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Engenharia Civil