ESTRUTURA PRODUTIVA DE MINAS GERAIS E PARTICIPAÇÃO ESTADUAL NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NACIONAL NOS ANOS 2000

Autores

  • Graciele de Fátima Sousa Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Soraia Aparecida Cardozo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Minas Gerais, Estrutura Produtiva, Valor da Transformação Industrial

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise da estrutura produtiva de Minas Gerais, verificando se há alguma mudança significativa na sua composição, a partir do ano de 2000. Para tal, foram coletadas e analisadas informações acerca da composição setorial do Produto Interno Bruto (PIB) e dos dados de Valor da Transformação Industrial (VTI). Os resultados obtidos atendem ao nosso objetivo central, sendo que não houve expressivas alterações na estrutura produtiva de Minas Gerais, com base na composição do PIB e do VTI, de tal modo que os setores-chaves da economia mineira são o complexo metal-mecânico e agroindustrial. Também vale destacar que na Indústria de Transformação, os maiores ganhos para a economia mineira foi do Grupo II (grupo que abrande os Bens Intermediários - BI), com destaque para a Metalurgia básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele de Fátima Sousa, Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Economia pela mesma universidade, sendo bolsista da Capes. Foi bolsista de produtividade da UFU durante um ano e bolsista de produtividade do CNPq durante dois anos, desenvolvendo pesquisa na área de Desenvolvimento Econômico com ênfase em Economia Regional e Urbana.

Soraia Aparecida Cardozo, Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia

Orientadora do presente artigo que está sendo submetido. Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Desenvolvimento Econômico com ênfase em Economia Regional e Urbana pela mesma universidade. Atualmente, é Professora Adjunta no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa nas áreas de Desenvolvimento Econômico com ênfase nos temas de Economia Regional e Urbana, Federalismo, Políticas Estaduais de Atração de Investimento, Integração do Espaço Econômico Nacional.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Ciências Sociais