A educação religiosa na 1ª República: as escolas paroquiais de Juiz de Fora-MG

Autores

  • Paloma Rezende de Oliveira

Resumo

Este trabalho é fruto de reflexões em torno das políticas de assistência à infância em Juiz de Fora, vinculadas à escolaridade na passagem do regime monárquico para o republicano, momento crucial na formação do pensamento social brasileiro. Esses elementos ajudam a traçar um conjunto de temas que desenham o perfil institucional da assistência que se tem àquele tempo, não só nas dimensões materializadas dos prédios das escolas, asilos, institutos, com suas regras e funcionamentos, como também nas ideias que são expressas por essas construções. Trata-se de uma pesquisa documental que analisa correspondências, atas, tutelas, fotografias, legislação e jornais do Arquivo Municipal, Arquivo da Biblioteca Murilo Mendes e Arquivo da Igreja da Glória, em Juiz de Fora.

PALAVRAS-CHAVE: Assistência. Infância. Escolarização. Políticas públicas.

ABSTRACT: This investigation is based on reflections concerning child welfare state associated with the education, in Juiz de Fora-MG. This research analyzes the period of transition from Monarchy to Republic - a crucial moment in the Brazilian social idea formation. These elements draw a group of themes that form the welfare work institutional profile of that period, not only in the dimension of physical buildings and their rules, but also in the ideas expressed by those buildings. This is a documental research that explores documents, letters, legal or juridical records, photographs, legislation, tutelage cases and newspaper from the Town Hall Files, Murilo Mendes Library and Gloria Church Files, all in Juiz de Fora city.

KEYWORDS: Child care. Social assistance. School level. Public policies.

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Publicado

2011-07-15

Como Citar

REZENDE DE OLIVEIRA, P. A educação religiosa na 1ª República: as escolas paroquiais de Juiz de Fora-MG. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 24, n. 44, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/19371. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos