A RESISTÊNCIA PETROLEIRA E A PRIVATIZAÇÃO NO PRÉ-SAL NO BRASIL
Resumen
Este artigo analisa a relação entre a crise na Petrobrás, as disputas políticas internacionais entre o Brasil e os Estados Unidos e seus possíveis impactos na educação brasileira. Demonstra como a descoberta de petróleo no Pré-sal relacionada à participação do Brasil no grupo econômico dos BRICs acirrou as disputas diplomáticas entre os dois países voltadas ao controle da extração e produção de petróleo na América Latina. O embate político nacional sobre a substituição do sistema de partilha pelo de concessão de exploração de petróleo no Pré-sal impactará na redução de recursos para o investimento em educação, implicando em severo retrocesso das conquistas dos movimentos sociais em luta pela melhoria do setor no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-10
Cómo citar
LUCENA, C.; LUCENA, L.; PREVITALI, F. S. A RESISTÊNCIA PETROLEIRA E A PRIVATIZAÇÃO NO PRÉ-SAL NO BRASIL. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35780. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê: Capitalismo, trabalho e trabalhadores
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.