Narrativas históricas: subjetividades docentes face à precarização do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.14393/HeP-v31n58-2018-5Resumen
Neste texto apresentamos as narrativas docentes como novos indicativos para a pesquisa acerca da precarização do trabalho e da própria história docente. Entendemos que, além das questões materiais e objetivas, as memórias e percepções docentes constituem pistas para a compreensão sobre as formas como a precarização atua sobre os sujeitos, localizadas não apenas nas falas dos professores, mas também nas distâncias entre as expectativas e a realidade, entre a idealização e a descrição do cenário cotidiano. Neste sentido, apresentamos aqui as percepções sobre a escolha da carreira, sobre as concepções de docência, seus níveis de realização pessoal e profissional. De forma geral, ao nos abrirmos à escuta, pudemos compreender como a dimensão subjetiva dialoga com a constituição histórica da categoria docente e de suas identidades.
PALAVRAS-CHAVE: Precarização do trabalho docente. Narrativas. Subjetividade.
ABSTRACT: In this paper we present the narratives teachers as new indications for research about the precariousness of labour and own teaching history. We understand that beyond the material and objective questions, the teachers perceptions are clues to the understanding of the ways casualization acts on the subject, located not only in the speeches of teachers, but also the distance between expectations and reality, between idealization and the description of the wearisome routine. In this sense, we present here the perceptions of career choice, on the concepts of teaching, their levels of personal and professional fulfillment. In general, when we open ourselves to listen, we understand how the subjective dimension dialogue with the historical constitution of the teaching category and their identities.
KEYWORDS: Casualization of the teaching profession. Narratives. Subjectivity.
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