Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12.
Resumen
Este trabalho objetivou identificar os aspectos éticos das pesquisas em Educação, considerando, a partir da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que se referia às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que envolvam seres humanos no Brasil, até às necessidades apontadas pela Resolução 466/12. Recorreu-se à reflexão conceitual de ética em pesquisa e como abordagem metodológica baseou-se na bibliometria e na análise de conteúdo que foram utilizadas para descrever a produção científica de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, no período entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010. Observou-se que as pesquisas realizadas nessa área não oferecem riscos aos participantes, o que remete à relevância da construção de uma cultura bioética necessária para a formação acadêmica e profissional dos pesquisadores em Educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-07-22
Cómo citar
SIQUELLI, S. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 52, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30961. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
DOSSI
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.