Profissionalização dos professores de História no antigo Norte de Goias: entre a formalização e a realidade da docência

Autores/as

  • Norma Lucia da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Marieta de Moraes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumen

Este artigo busca analisar o processo de profissionalização dos professores de História no antigo norte de Goiás por meio do estudo de caso da cidade de Araguaína localizada na região norte do Estado do Tocantins. Com base no estudo do perfil dos licenciandos do curso de História, implantado na cidade em 1985, e do perfil dos professores que lecionavam em escolas da rede estadual, constatamos que a maioria dos professores buscava uma formação superior muito mais pela diplomação que pela qualificação propriamente e que as escolas, mesmo com a formação dos docentes na área específica de História, os mantinham como polivalentes, o que dificultava ainda mais sua profissionalização.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História. Profissionalização de Professores. Norte de Goiás. Tocantins.

ABSTRACT: This article aims to analyze the process of professionalization of teachers of History in the north of Goias through a case study in the city of Araguaína, in the northern region of the State of Tocantins. Based on a study of the profile of undergraduates in the History course implemented in Araguaína, in 1985, and also of the profile of the teachers who taught in state public schools by 2010, we found that most teachers were more concerned about obtaining a graduate degree than getting proper training, and also that, although these teachers had specific training in the discipline of history, they were hired by schools as "polyvalent teachers", that is, for teaching several disciplines, which created more obstacles to their professionalization.

KEYWORDS: Teaching of History. Professionalization of Teachers. North of Goias. Tocantins.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Norma Lucia da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Doutora em História Social. Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Marieta de Moraes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós-Doutora em História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.

Publicado

2017-12-13

Cómo citar

SILVA, N. L. da; FERREIRA, M. de M. Profissionalização dos professores de História no antigo Norte de Goias: entre a formalização e a realidade da docência. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 30, n. 56, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30237. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos