PROFESSORES DA REGIÃO COLONIAL ITALIANA ENSINANDO PORTUGUÊS EM TEMPOS DE NACIONALIZAÇÃO ESTADONOVISTA: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES

Autores/as

  • Carmen Maria Faggion Letras/UFRGS
  • Terciane Luchese Educação/Universidade de Caxias do Sul

Resumen

Este trabalho aborda a ação de professores públicos que ensinavam português em turmas numerosas, com pouquíssimos recursos, em espaços escolares improvisados da Região Colonial Italiana, na época da nacionalização do ensino, instituída por Vargas. Nas memórias de docentes e alunos, buscou-se compreender as práticas escolares voltadas ao ensinar/aprender português, percebendo as dificuldades, as resistências e mesmo as negociações construídas num momento histórico em que se impõe o uso do português. A base teórica da análise é auferida na História Cultural. A metodologia consiste na interpretação de relatos escritos por ítalo-descendentes, entrevistas do acervo do ECIRS (Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul da Universidade de Caxias do Sul) e diversos documentos como atas, relatórios e leis. Os resultados assinalam a importância da escola como difusora do português. Permitem compreender o valor atribuído à escolarização, mesmo que precária. Também fazem ver que, assim como era difícil conciliar as diferentes variedades das línguas, também era difícil conciliar escola, trabalho, distância, e carência de recursos materiais e humanos. Aliás, os pioneiros do ensino de português nem sempre se serviam dele para explicá-lo. Os indícios histórico-documentais e as memórias permitem narrar o cotidiano escolar, percebendo nas práticas escolares vividas, processos identitários em (re)construção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Maria Faggion, Letras/UFRGS

Carmen Maria Faggion é doutora em Letras pela UFRGS e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2014-08-27

Cómo citar

FAGGION, C. M.; LUCHESE, T. PROFESSORES DA REGIÃO COLONIAL ITALIANA ENSINANDO PORTUGUÊS EM TEMPOS DE NACIONALIZAÇÃO ESTADONOVISTA: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 50, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27500. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos