Das raízes à formação da educação brasileira: Os subsídios de Primitivo Moacyr
DOI:
https://doi.org/10.14393/HeP-v30n57-2017-9Abstract
Primitivo Moacyr publicou seu primeiro livro em 1916 já trazendo a marca dos demais volumes que viriam vinte anos depois: a instrução como responsabilidade do Estado. Apresento elementos visando compreender a publicação dessa obra, entre os anos de 1936 e 1942, em meio a um complexo cenário político e cultural. Dentre as interpretações existentes para esse período, acato a de modernização do Estado brasileiro, com destaque para a criação do Ministério da Educação e Saúde (1931) e o Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (1937). Tomo de empréstimo os ensaios de Sérgio Buarque de Holanda (1936), Raízes do Brasil, e de Caio Prado Jr. (1942), Formação do Brasil Contemporâneo, como contraponto para a obra de Moacyr: das raízes da educação brasileira nos tempos imperiais à formação da escola nova nos anos 30, discutindo o ofício desse historiador.
PALAVRAS-CHAVE:Â Instrução pública. Primitivo Moacyr. História da educação.
ABSTRACT
Primitivo Moacyr published his first book in 1916 already bringing the brand of other volumes that would come twenty years later: education as a state responsibility. In this paper I introduce elements aimed at understanding the publication of this work, between 1936 and 1942, amid a complex political and cultural scene. Among the existing interpretations of this period, I choose the modernization of the Brazilian state, highlighting the creation of the Ministry of Education and Health (1931) and the National Institute for Pedagogical Research (1937). I borrow the Sérgio Buarque de Holanda tests (1936), Raízes do Brasil, and Caio Prado Jr. (1942), Formação Contemporânea do Brasil, as a counterpoint to the work of Moacyr: the roots of Brazilian education in imperial times to formation of the new school in the 30s, discussing the craft of this historian.
KEYWORDS: Public education. Primitivo Moacyr. The history of education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.