Pesquisa e formação de professores nos Endipes: 20 anos de produção acadêmica em debate
Abstract
Este artigo objetiva investigar a produção acadêmica sobre a pesquisa na formação de professores na trajetória dos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipe), realizados nas décadas de 1980, 1990 e início dos anos 2000. O corpus documental, produzido pelos textos destes eventos e apropriado pela pesquisa documental bibliográfica, apontou que o debate sobre a formação do professor mediada pela pesquisa se configura no reconhecimento da importância da pesquisa na formação e no trabalho docente como um movimento de caráter político, social e epistemológico. Esse movimento se constitui em meio à crise de paradigmas que pressupõe negociações, consensos e relações de poder na comunidade científica que implicou o tensionamento da natureza da pesquisa, dos processos de constituição da identidade docente e de produção de conhecimentos sobre formação de professores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-08-02
How to Cite
VENTORIM, S. Pesquisa e formação de professores nos Endipes: 20 anos de produção acadêmica em debate. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 54, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35395. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.