A característica moralizante e formadora da tragédia de Sófocles.

Authors

  • José Joaquim Pereira Melo História/Educação/UEM-PR
  • Paulo Rogério de Souza Educação/UEM-PR

Abstract

Neste artigo, com base em uma análise histórica do período Clássico grego, propõe-se discutir como a força educativa da tragédia foi adotada pelos condutores da cidade-estado, tornou-a um mecanismo para a formação do povo e para a condução da estrutura democrática da polis. A fonte principal da análise é constituída por algumas obras de Sófocles, nas quais se destacou uma proposta didática para o processo de formação do cidadão. A base das peças sofoclianas eram as necessidades sociais emergentes da cidade organizada sobre os princípios da democracia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Joaquim Pereira Melo, História/Educação/UEM-PR

Pós-Doutor em História pela UNESP. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE/UEM) e da Pós-graduação

Paulo Rogério de Souza, Educação/UEM-PR

Doutorando em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. Professor de graduação na Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA). Integra os grupos de pesquisas: GTSEAM

Published

2015-07-22

How to Cite

MELO, J. J. P.; SOUZA, P. R. de. A característica moralizante e formadora da tragédia de Sófocles. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 52, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30970. Acesso em: 6 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos