Peixes que dão choques, ratos venenosos: a fauna americana e seus usos na real vila de Cuiabá.

Authors

  • Rafael Dias da Silva Campos História
  • Christian Fausto Moraes dos Santos História/UEM-PR

Abstract

A ciência é constantemente retratada como um processo desenvolvido por grandes homens, mas o "progresso" inerente a esta percepção deixa de observar que a ciência também é desenvolvida por não profissionais. No caso do Iluminismo, esta idéia é ainda mais forte devido a centralidade dada à França. Todavia, não foram apenas os famosos iluministas que buscaram compreender o universo natural. O cronista José Barbosa de Sá relatou suas impressões sobre a fauna colonial, tornando sua obra Dialogos Geograficos, Chronologicos, Politicos, e naturais (1769) uma importante fonte de pesquisa histórica sobre o estado da natureza no sertão setecentista, sobre sua diversidade e impacto causado pela ação antrópica. Portanto, este artigo analisará o relato de Barbosa de Sá, buscando discutir elementos pouco observados para o contexto iluminista, principalmente no campo da história da ciência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Dias da Silva Campos, História

Bolsista Capes (Programa de Doutorado Pleno no Exterior, processo 0956/12-0), é Investigador Visitante no Centro de História de Além-Mar (CHAM, Universidade Nova de Lisboa) e Associate Editor na De Gruyter Open. Doutorando em História por esta Instituição.

Christian Fausto Moraes dos Santos, História/UEM-PR

Professor do Programa de Pós-Graduação em História (Universidade Estadual de Maringá) e coordenador do Laboratório de História, Ciências e Ambiente. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá; é doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz e pós-doutor pela UFMG.

Published

2015-07-22

How to Cite

CAMPOS, R. D. da S.; SANTOS, C. F. M. dos. Peixes que dão choques, ratos venenosos: a fauna americana e seus usos na real vila de Cuiabá. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 52, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30968. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos