FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE O HABITUS E O DESEJO
Abstract
Este artigo discute, no âmbito das relações entre estado e sociedade, o papel da instituição escolar e da formação docente hoje. Compreende que a formação profissional, com vistas a estimular as transformações necessárias para a escola, colide com o habitus docente. Neste sentido defende tanto a existência de um confronto entre o habituse o desejo como a convicção de que para transformar a escola é necessário acatar este debate na perspectiva de encontrar as melhores estratégias para o seu enfrentamento. Finaliza propondo a necessidade de reflexão acerca das alternativas no campo da pesquisa e da construção de um trabalho coletivo e de uma prática crítico-investigatória, privilegiando uma perspectiva dialógica que resgate a ética no vínculo com a comunidade, valorizando os saberes sociais e a construção de uma cidadania plena.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-08-27
How to Cite
BAIRROS, M.; BUSSOLETTI, D. FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE O HABITUS E O DESEJO. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 50, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27501. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.