Contra os costumes indômitos: o diabo e a ira divina na catequese jesuítica entre os tupinambá (Século XVI)
Abstract
Ao condicionar a conversão dos índios Tupinambá ao desenvolvimento de estratégias capazes de promover a moralização da conduta indígena segundo os padrões cristãos, os signos do Diabo e da Ira Divina tornam-se veículos importantes na busca da Companhia de Jesus por imprimir os hábitos cristãos no contexto das aldeias. A tradução destas categorias aos índios possibilita aos jesuítas, por um lado, reforçar as similitudes entre a teologia cristã e a cosmologia indígena e, por outro, explorar afetos de medo na doutrinação dos índios. Assim, os signos do Diabo e a Ira Divina tornam-se importantes instrumentos pedagógicos da catequese jesuítica, visto que reforçam o padrão de conduta definido pelos missionários e permitem a exploração e a condenação dos mais diversos costumes indígenas.
PALAVRAS-CHAVE:
Encontro Cultural. Tradução. Doutrinação.
ABSTRACT:
By conditioning the conversion of the Tupinamba indians to the development of strategies capable of moralizing the aboriginal behaviors according to Christian patterns, the signs of the Devil and the Divine Anger become important vehicles in the search for the Society of Jesus aiming to root Christian habits in the context of the aldeias. The translation of these categories to the indians makes it possible to the Jesuits reinforce the similarities between the Christian theology and Tupinamba cosmology. They allow on one hand, the priests to explore affections of fear in the indoctrination of indians. Thus the signs of the Devil and of Divine Anger become important pedagogical instruments for the jesuits catechesis, once they valorize the pattern of behavior defined by the missionaries and give them resources to explore and condemn several Tupinamba customs.
KEYWORDS:
Cultural encounter. Translation. Indoctrination.
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