O papel educativo da Imprensa na formação do Cidadão Republicano Brasileiro: a atuação de Rui Barbosa e José Veríssimo
Abstract
Este artigo analisa o papel educativo da imprensa na formação do cidadão republicano para Rui Barbosa (1849-1923) e José Veríssimo (1857-1916), expresso ao escreverem vários artigos na imprensa diária, na capital da República, Rio de Janeiro, no final do século XIX. Explicitavam os problemas enfrentados pela sociedade brasileira e discutiam questões importantes para o desenvolvimento material do país, sobretudo, destacam-se as denúncias sobre a precariedade do ensino. A questão educacional se acirrou na República, por ter sido pensada como capaz de disseminar princípios de disciplina e hábitos de trabalho, bem como formar o cidadão republicano por meio do ensino de leitura, escrita e moral e cívica para fomentar a unidade nacional. Esses autores utilizavam a imprensa para divulgar suas posições sobre a sociedade brasileira, no sentido de informar o cidadão republicano, colocando-a como importante veículo formador de opinião.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. História da Educação. Educação e Imprensa. Intelectuais e Educação.
ABSTRACT: This article goes over the educative role of press concerning the formation of the republican Brazilian citizen according what Rui Barbosa (1849-1923) and José Veríssimo (1857-1916) stated when they wrote several articles on the daily press, in Rio de Janeiro the national Republic, at the end of the 19th century. That moment, those authors used to state out the matters the whole Brazilian society was facing by discussing some import issues aiming a based development to the country. Above all, they enhanced and revealed the existing precarious learning system. The educational issue discussion got worse in the Republic, as it was thought of being able to spread out the discipline principles and the working habit as well as forming republican citizens by means of teaching reading, writing, moral and civism. That way they both were trying to create a national unity. Those two authors used to make use of the press in order to publish their position about the Brazilian society, aiming to get the republican citizen informed. The also used to consider the press as an important mean of building opinion.
KEYWORDS: Education. History of Education. Education and the Press. Intellectuals and Education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.