O discurso da verdade: arte contemporânea e fotojornalismo no livro de História
Abstract
Nossa pesquisa mira na dificuldade dos livros didáticos de história em utilizar imagens da arte contemporânea quando abordam temas ligados aos últimos quarenta anos. A partir dessa constatação, por meio da avaliação de publicações voltadas ao Ensino Médio, abordamos três questões em especial: a apropriação de obras de arte eminentemente narrativas; a narrativa iconográfica como suporte secundário de significação; e a primazia da linguagem fotográfica a partir de sua vertente jornalística. Tais questões são apresentadas aqui para evidenciar a supressão de um dos campos da linguagem imagética contemporânea - a arte produzida nas últimas quatro décadas, presente em uma gama ampla do universo midiático ¬- como possível índice da própria dificuldade do ensino de história em abordar temas mais contemporâneos.
PALAVRAS-CHAVE: livro didático; fotojornalismo; arte contemporânea.
ABSTRACT: Our research targets the difficulty didactic history books have in utilizing contemporary art images when subject matters related to the last forty years are dealt with. Based on this finding, we addressed three special issues through publications directed to secondary school teaching: the appropriation of works of art, which are eminently narrative; iconographical narrative, as a secondary signification support; and the primacy of photographic language from its journalistic side. These issues are presented here to show the suppression of one of the contemporary language imaging fields - art produced during the last four decades, which is present in an ample gamma of the media universe ¬- as a possible indication of the difficulty in itself history teaching has in addressing more contemporary subject matters.
KEYWORDS: didactic book; photojournalism; contemporary art.
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