Tipicamente nacional? A feijoada no Rio de Janeiro oitocentista

Autores

  • Cleber Eduardo Karls Universidade Veiga de Almeida
  • Thaina Schwan Karls Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/HeP-v31n58-2018-11

Resumo

Recentemente, alguns historiadores têm questionado certos posicionamentos sobre a "origem" da feijoada. Todavia, não parece que se tenha ainda aprofundado o debate sobre o tema. Tendo em conta discutir as peculiaridades de conformação de uma ideia de cultura nacional em um momento em que o Brasil começava a se forjar como nação, este estudo tem por objetivo discutir a presença da feijoada no cotidiano do Rio de Janeiro do século XIX. Para alcance desse intuito, no que se refere tanto à oferta do prato quanto às representações veiculadas do alimento, como fontes fizemos uso de revistas e jornais publicados na cidade no período pesquisado. Ao final, sugerimos que nos momentos iniciais em que se gestou a noção de que a feijoada se tratava de um produto da culinária brasileira, não se pode ainda perceber argumentações sobre uma suposta especificidade da formação cultural do país, mas sim um processo de mobilização de certas manifestações para a construção de uma ideia de nação.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação. Rio de Janeiro. Século XIX.

ABSTRACT: Recently, some historians have questioned certain positions on the "origin" of the feijoada. However, it does not appear that the debate on the subject has yet deepened. In order to discuss the peculiarities of the conformation of an idea of national culture at a time when Brazil was beginning to forge itself as a nation, this study aims to discuss the presence of feijoada in the daily life of Rio de Janeiro in the nineteenth century. In order to reach this goal, as sources we made use of magazines and newspapers published in the city. We suggest that in the initial moments in which the notion that feijoada was a product of Brazilian cuisine was conceived, it was not possible to realize arguments about a supposed specificity of the country's cultural formation, but rather a process of mobilization of certain manifestations for the construction of an idea of nation.

KEYWORDS: Feeding. Rio de Janeiro. 19th century.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Eduardo Karls, Universidade Veiga de Almeida

Coordenador do Curso de História (modalidade EAD) e professor dos Cursos de História (EAD e presencial), da Universidade Veiga de Almeida. Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thaina Schwan Karls, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Curso de Gastronomia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui estudos de pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

KARLS, C. E.; KARLS, T. S.; MELO, V. A. de. Tipicamente nacional? A feijoada no Rio de Janeiro oitocentista. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 31, n. 58, 2019. DOI: 10.14393/HeP-v31n58-2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/46643. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos