Das raízes à formação da educação brasileira: Os subsídios de Primitivo Moacyr

Autores

  • Rosana Areal de Carvalho UFOP

DOI:

https://doi.org/10.14393/HeP-v30n57-2017-9

Resumo

Primitivo Moacyr publicou seu primeiro livro em 1916 já trazendo a marca dos demais volumes que viriam vinte anos depois: a instrução como responsabilidade do Estado. Apresento elementos visando compreender a publicação dessa obra, entre os anos de 1936 e 1942, em meio a um complexo cenário político e cultural. Dentre as interpretações existentes para esse período, acato a de modernização do Estado brasileiro, com destaque para a criação do Ministério da Educação e Saúde (1931) e o Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (1937). Tomo de empréstimo os ensaios de Sérgio Buarque de Holanda (1936), Raízes do Brasil, e de Caio Prado Jr. (1942), Formação do Brasil Contemporâneo, como contraponto para a obra de Moacyr: das raízes da educação brasileira nos tempos imperiais à formação da escola nova nos anos 30, discutindo o ofício desse historiador.

PALAVRAS-CHAVE: Instrução pública. Primitivo Moacyr. História da educação.

 

ABSTRACT

Primitivo Moacyr published his first book in 1916 already bringing the brand of other volumes that would come twenty years later: education as a state responsibility. In this paper I introduce elements aimed at understanding the publication of this work, between 1936 and 1942, amid a complex political and cultural scene. Among the existing interpretations of this period, I choose the modernization of the Brazilian state, highlighting the creation of the Ministry of Education and Health (1931) and the National Institute for Pedagogical Research (1937). I borrow the Sérgio Buarque de Holanda tests (1936), Raízes do Brasil, and Caio Prado Jr. (1942), Formação Contemporânea do Brasil, as a counterpoint to the work of Moacyr: the roots of Brazilian education in imperial times to formation of the new school in the 30s, discussing the craft of this historian.

KEYWORDS: Public education. Primitivo Moacyr. The history of education.

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Biografia do Autor

Rosana Areal de Carvalho, UFOP

Doutorado em Ciências Humanas pela USP, professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na graduação e na pós-graduação, com História e Historiografia da Educação Brasileira

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Publicado

2018-06-14

Como Citar

AREAL DE CARVALHO, R. Das raízes à formação da educação brasileira: Os subsídios de Primitivo Moacyr. Revista História & Perspectivas, [S. l.], n. 57, 2018. DOI: 10.14393/HeP-v30n57-2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/42806. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos