Da Itália ao Japão: Um estudo sobre a migração no Brasil e os seus meios de comunicação entre o final do século XIX e o início do século XXI

Autores

  • Luiz Otávio Costa Escola São Pio X
  • Marili Peres Junqueira Instituto de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (INCIS/PPGCS) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre o fenômeno migratório e sua relação com os meios de comunicação que os migrantes utilizam, notadamente pelos grupos étnicos italiano no Brasil e nipo-descendente (Brasil-Japão). A influência que os meios de comunicação exercem sobre a identidade dos grupos envolvidos e sua relação no processo de distanciamento de sua terra de origem, além da relação cultural envolvida que são fundamentais para a análise realizada. Desta forma, visamos dar visibilidade a cultura e os meios de comunicação de grupos étnicos distintos e em diferentes momentos históricos - final do século XIX, final do século XX e início do século XXI, que aparentemente não teriam características comuns, mas apresentam iterações e processos semelhantes como demonstrado. Tal análise foi possível a partir da teoria de Bourdieu que toma os meios de comunicação (jornais, cartas e meios de comunicação on-line) como uma estrutura estruturada para se perceber a estrutura estruturante das sociedades.

PALAVRAS-CHAVE: Migração. Meios de Comunicação. Itália-Brasil-Japão.

ABSTRACT: This present article is a reflection on the migratory phenomenon and its relation to the means of communication used by migrants, notably by the ethnic Italian group in Brazil
and also the Japanese-descendant group (Brazil-Japan). In addition, the influence of the means of communication on the
identity of the groups involved and its relation in the separation process from their original land as well as the cultural relation
involved were considered fundamental for the performed analysis. Thereby, we aim at giving visibility to the culture and means of communication from distinct ethnic groups in different historical moments - end of the 19th and the 20th centuries and beginning of the 21st century - points that would not have common characteristics apparently, but they present repetitions and similar processes as demonstrated. Such analysis was based on Bourdieu's theory that takes the means of communication (newspapers, letters and on-line means of communication) as an organized structured structure in which the structuring structure of societies is realized.


KEYWORDS: Migration. Means of Communication. Italy-Brazil-Japan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Costa, Escola São Pio X

Docente da Escola São Pio X do Estado de Minas Gerais em História e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia.

Marili Peres Junqueira, Instituto de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (INCIS/PPGCS) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ligada ao Instituto de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (INCIS/PPGCS), e Doutora em Sociologia pela UNESP-Araraquara/SP.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

COSTA, L. O.; JUNQUEIRA, M. P. Da Itália ao Japão: Um estudo sobre a migração no Brasil e os seus meios de comunicação entre o final do século XIX e o início do século XXI. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 30, n. 56, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/40734. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: História, migração e meios de comunicação