Método histórico e didática da História nos Estados Unidos da América: a experiência de Fred Fling e de Henry Johnson (1880-1915)

Autores

  • Itamar Freitas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/HeP-v31n58-2018-1

Resumo

Neste artigo, exploramos os princípios e práticas de uso da História destinados às crianças e aos adolescentes, visando descrever os caminhos pelos quais determinadas epistemologias históricas foram disseminadas em ambientes de formação superior de historiadores, migrando para a formação continuada de professores da educação básica, mediante manuais de método de ensino nos Estados Unidos da América (EUA). Empregando a análise, predominantemente, internalista das obras escritas por F. Fling (1899) e H. Johnson (1915), concluímos que as transposições do(s) método(s) histórico(s) disseminado(s) pelo germânico E. Bernheim e pelos franceses Ch.-V. Langlois e C. Seignobos foram determinadas por idiossincrasias pessoais e por demandas locais devido a mudanças no ensino de História nos EUA - da preleção fundada no livro didático e na fala do professor ao trabalho dos alunos com fontes primárias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Método histórico. Ensino de História. EUA

 

 

ABSTRACT: In this paper, we explore the principles and practices of historical use destined to children and teenagers, aiming to describe the way certain historical epistemologies were widespread from environments of higher education of history to environments of continued training for teachers of basic education, through handbooks of teaching methods in the US. Applying mainly internalists analyses on the works written by F. Fling (1899) and H. Johnson (1915), we conclude that the transposition of the historical methods widespread by the german E. Bernheim and by the French Ch.-V. Langlois and C. Seignobos was settled by personal idiosyncrasies and local demands for changes in the history teaching in the United States of America - from the lecture founded in the textbook and the teachers speech to the students work with primary sources.

 

KEYWORDS: Historical Method. History teaching. United States.

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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade de Brasília

Professor adjunto da Universidade de Brasília, lotado no Departamento de História e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

FREITAS, I. Método histórico e didática da História nos Estados Unidos da América: a experiência de Fred Fling e de Henry Johnson (1880-1915). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 31, n. 58, 2019. DOI: 10.14393/HeP-v31n58-2018-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/36097. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: História, Métodos e Narrativas