NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO CURSO DE HISTÓRIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO, 1991-2004

Autores

  • Michele Ferreira da Silva
  • Wolney Honório Filho
  • Rita Tatiana Cardoso Erbs

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre formação e escolarização a partir das narrativas de ex-alunas e professores-formadores do curso de História da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, de 1991 a 2004. No processo investigativo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando a metodologia de histórias de vida, com ênfase nas narrativas formativas. Para tanto foram entrevistados três exalunas e quatro professores - formadores. Com a pesquisa, percebemos que, assim como o processo de escolarização pode ser formativo, também pode ocupar tanto um papel secundário quanto influenciar negativamente na formação docente. A pesquisa evidenciou que processos de escolarização e formação se entrelaçam e definem escolhas no dia a dia, bem como no futuro pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-10

Como Citar

SILVA, M. F. da; FILHO, W. H.; ERBS, R. T. C. NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO CURSO DE HISTÓRIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO, 1991-2004. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35790. Acesso em: 25 jun. 2022.