DA ARENA AO PICADEIRO: UMA ANÁLISE DA CRISE DE LEGITIMIDADE DO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY (1985-1990)
Resumo
A trajetória política de José Sarney respondeu por um dos principais motivos de sua fragilidade quando assumiu a Presidência da República. Inserido no momento histórico do ocaso do regime militar, o presidente eleito na chapa oposicionista colheu a hostilidade das ruas e a indiferença do establishment político. Utilizando-se das práticas públicas mais tradicionais, Sarney tratou de cortejar o hesitante apoio dos partidos que formavam a Aliança Democrática através da concessão de cargos e recursos orçamentários. Conquanto tenha alcançado picos pontuais de popularidade, devido, principalmente, ao Plano Cruzado, Sarney entrou para a história contemporânea do Brasil como um dos presidentes mais deslegitimados a concluírem o mandato.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
SALOMÃO, I. C. DA ARENA AO PICADEIRO: UMA ANÁLISE DA CRISE DE LEGITIMIDADE DO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY (1985-1990). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35788. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.