AGRONEGÓCIO, TRABALHADORES RURAIS, SINDICALISMO: AVICULTURA NO OESTE DO PARANÁ, 1970-2013
Resumo
A investigação parte do presente vivido pelos trabalhadores rurais vinculados à avicultura na região Oeste do Paraná, no período de 1970 a 2013, e perscruta, historicamente, a inserção desses sujeitos no processo de produção e agroindustrialização de aves, problematizando a organização do trabalho e relações de trabalho. No final do século XX e início do século XXI, com a diversificação e tecnificação das atividades agropecuárias nas pequenas propriedades, moldado pelo "agronegócio", o trabalho passou a não ser apenas familiar, ocorrendo a contratação de trabalhadores para o trabalho em aviários. A relação de trabalho no campo tradicionalmente nomeada como "parceria", que se refere juridicamente ao Estatuto da Terra de 1964, é utilizada para descrever as relações de trabalho em aviários, porém, trata-se do uso da legislação para desrespeitar os direitos trabalhistas e previdenciários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
MOREIRA, V. J. AGRONEGÓCIO, TRABALHADORES RURAIS, SINDICALISMO: AVICULTURA NO OESTE DO PARANÁ, 1970-2013. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35786. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.