A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES SOB A INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTERNACIONAL: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Resumo
Abordaremos a discussão sobre o processo de globalização do capital sob a égide do neoliberalismo e suas implicações na educação dos trabalhadores no Brasil e em Portugal, especialmente a partir da década de 1990. Guardadas as particularidades históricas, econômicas e sociais do Brasil e de Portugal, bem como a posição de cada um em blocos econômicos diferentes, ambos tendem a uma aproximação na atualidade quanto às políticas neoliberais, implementadas pelos seus respectivos governos, vinculadas às exigências de ajuste fiscal e promovidas pelos organismos financeiros internacionais como o FMI, BID e BM. Nesse quadro, o Estado deve ser reestruturado de forma a reduzir seu papel de mediador das relações entre capital e trabalho e proporcionar maiores espaços para a reprodução do capital.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
FAGIANI, C. C.; FRANÇA, R. L. de; LIMA, A. B. de. A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES SOB A INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTERNACIONAL: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35784. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Capitalismo, trabalho e trabalhadores
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.