A RESISTÊNCIA PETROLEIRA E A PRIVATIZAÇÃO NO PRÉ-SAL NO BRASIL
Resumo
Este artigo analisa a relação entre a crise na Petrobrás, as disputas políticas internacionais entre o Brasil e os Estados Unidos e seus possíveis impactos na educação brasileira. Demonstra como a descoberta de petróleo no Pré-sal relacionada à participação do Brasil no grupo econômico dos BRICs acirrou as disputas diplomáticas entre os dois países voltadas ao controle da extração e produção de petróleo na América Latina. O embate político nacional sobre a substituição do sistema de partilha pelo de concessão de exploração de petróleo no Pré-sal impactará na redução de recursos para o investimento em educação, implicando em severo retrocesso das conquistas dos movimentos sociais em luta pela melhoria do setor no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
LUCENA, C.; LUCENA, L.; PREVITALI, F. S. A RESISTÊNCIA PETROLEIRA E A PRIVATIZAÇÃO NO PRÉ-SAL NO BRASIL. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35780. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Capitalismo, trabalho e trabalhadores
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.