FUNDIÇÃO: O CONCURSO LITERÃRIO PARA OPERÁRIOS PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EM 1944
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o romance Fundição, premiado no segundo concurso nacional de romance e teatro promovido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1944. Refletindo sobre a relação entre história, literatura e sociedade, o estudo toma o romance, simultaneamente, como produto e produtor do seu tempo e contexto. Assim, coloca em foco o Estado Novo e a centralidade adquirida pelo mundo do trabalho no momento em que o fim do regime se anunciava.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
DUARTE, A. L. FUNDIÇÃO: O CONCURSO LITERÃRIO PARA OPERÁRIOS PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EM 1944. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 55, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35779. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Capitalismo, trabalho e trabalhadores
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.