Configurações iniciais do ensino de desenho na Universidade Federal do Paraná (1971-1977): do Instituto de Matemática ao Setor de Ciências Exatas

Autores

  • Adriana Vaz Universidade Federal do Paraná
  • Rossano Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/HeP-v30n57-2017-15

Resumo

Direcionamos o olhar para a forma como as disciplinas de desenho foram formatadas na primeira década da Reforma Universitária, tendo como objeto de estudo o Departamento de Desenho ̶  DDES, da Universidade Federal do Paraná, com o intuito de compreender a matriz do ensino de desenho nessa fase e suas interdependências com outras áreas de conhecimento. Os referenciais teóricos são Elias com os conceitos de figuração e configuração social, Chervel que trata da história das disciplinas e Hernández que aborda a história das matérias curriculares. As fontes utilizadas são as atas das reuniões departamentais. Em síntese, o ensino de desenho ofertado pelo DDES atende aos conteúdos básicos dos Cursos de Engenharia, e em paralelo, o desenho integra a área de Artes, já que em 1983, o Departamento de Artes criou o Curso de Educação Artística habilitação em Artes Plásticas e Desenho, instituindo uma separação entre duas concepções de ensino de desenho: a técnica e a artística.

PALAVRAS-CHAVE: Desenho. Educação artística. História da educação.

ABSTRACT: We direct our look to the way how the drawing disciplines have been formatted in the first decade of the University Reform, having as the object of study the Department of Design - DDES of Federal University of Paraná, aiming to understand the drawing teaching matrix in this period and its interdependencies with other areas of knowledge. The theoretical references are Elias with the concepts of figuration and social configuration; Chervel that broaches the history of disciplines and Hernández that broaches the history of curricular subjects. The sources used are the minutes of the Department meetings. In summary, drawing teaching offered by the DDES meets the basic content of the Engineering Courses, and in parallel, drawing integrates the area of Arts, as in 1983 the Arts Department created the Course of Arts Education with qualification in Arts and Drawing, creating a separation between two Drawing teaching concepts: the technical and the artistic.

KEYWORDS: Drawing. Art education. History of education.

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Biografia do Autor

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Doutora e Mestre em Sociologia (UFPR).

Licenciado em Educação Artística: Desenho (UFPR).

Professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR.

Participante do Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Educação - GPHIE.

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor e mestre em Educação, linha de História e Historiografia da Educação (UFPR).

Licenciado em Desenho (EMBAP).

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR.

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Participante do Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Educação - GPHIE.

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Publicado

2018-06-14

Como Citar

VAZ, A.; SILVA, R. Configurações iniciais do ensino de desenho na Universidade Federal do Paraná (1971-1977): do Instituto de Matemática ao Setor de Ciências Exatas. Revista História & Perspectivas, [S. l.], n. 57, 2018. DOI: 10.14393/HeP-v30n57-2017-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35715. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos