As touradas na cidade da Bahia: transições na dinâmica pública soteropolitana
Resumo
No Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em São Paulo, a organização de touradas teve forte relação com os diferentes tempos de adesão ao ideário e imaginário da modernidade. Como isso ocorreu em Salvador? Embora existam registros sobre a prática na cidade, trata-se de abordagens restritas sobre o tema. Este estudo tem por objetivo discutir a experiência das corridas de touros promovidas em Salvador. Argumentamos que esses eventos são indicadores de transições na dinâmica pública soteropolitana. Para alcance desse intuito, trabalhamos com obras de memorialistas e periódicos publicados na cidade no século XIX e primeira década da centúria seguinte. Mesmo com intensidade menor do que em outras localidades, as touradas foram para Salvador uma importante prática cultural constituindo-se em um teatro público no qual se delinearam os distintos lugares e comportamentos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-02
Como Citar
MELO, V. A. de; ROCHA JUNIOR, C. P. da. As touradas na cidade da Bahia: transições na dinâmica pública soteropolitana. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 54, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35394. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.