Imagens para lembrar: o caso das fotografias do prêmio Direitos Humanos de jornalismo - MJDH (1984-1986)
Resumo
Este artigo apresenta considerações advindas de um estudo de fotografias do acervo fotográfico do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, proposto e mantido pela ONG Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), surgido em meados de 1973, por iniciativa de advogados residentes na cidade de Porto Alegre. O acervo do MJDH, que se propunha a ajudar pessoas acusadas pelo Governo Militar de subversão, é constituído por fotografias de autoria de diferentes fotógrafos. As fotografias apresentam conteúdos de denúncia ou registro sobre a violação dos direitos humanos. Esse acervo foi sistematizado em um trabalho de dissertação, e a análise proposta observou a relação entre as fotografias vencedoras do Prêmio nos anos de 1984 a 1986. A análise foi feita pela relação entre fotografia e memória e direitos humanos, tal como proposto pelo Prêmio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-02
Como Citar
MICHELON, F. F.; MEDEIROS, R. P. Imagens para lembrar: o caso das fotografias do prêmio Direitos Humanos de jornalismo - MJDH (1984-1986). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 54, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35391. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Memória, Arquivos e Direitos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.