Conflitos pela memória no semiárido cearense: relações entre as comunidades rurais do tabuleiro de russas e o DNOCS
Resumo
Este artigo analisa os processos de enquadramento da memória pela ação do Estado, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em conflito e oposição às memórias dos indivíduos pertencentes às comunidades rurais do Tabuleiro de Russas, no Ceará, que foram impactadas por políticas de modernização no campo, em fins do século XX e início do XXI. Considerando a construção de grandes obras materiais e de obras de memória institucional, analisamos como essas intervenções significaram ataques ao direito à memória dos sujeitos que habitam o campo, em virtude do extremo perigo de extinção e esquecimento das comunidades. Para tanto, fizemos uso de documentação oficial (escrita e audiovisual) construída pelo Estado, além de fontes orais e escritas produzidas no âmbito rural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-02
Como Citar
VIANA JUNIOR, M. M.; ALMEIDA, D. G. de. Conflitos pela memória no semiárido cearense: relações entre as comunidades rurais do tabuleiro de russas e o DNOCS. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 54, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35390. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Memória, Arquivos e Direitos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.