Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12.

Autores

  • Sônia Aparecida Siquelli Educação/Univas-MG
  • Maria Cristina P. Innocentini Hayashi Educação/UFSCar-SP

Resumo

Este trabalho objetivou identificar os aspectos éticos das pesquisas em Educação, considerando, a partir da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que se referia às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que envolvam seres humanos no Brasil, até às necessidades apontadas pela Resolução 466/12. Recorreu-se à reflexão conceitual de ética em pesquisa e como abordagem metodológica baseou-se na bibliometria e na análise de conteúdo que foram utilizadas para descrever a produção científica de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, no período entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010. Observou-se que as pesquisas realizadas nessa área não oferecem riscos aos participantes, o que remete à relevância da construção de uma cultura bioética necessária para a formação acadêmica e profissional dos pesquisadores em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Educação/Univas-MG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Professora de

Maria Cristina P. Innocentini Hayashi, Educação/UFSCar-SP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, em São Carlos/SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

SIQUELLI, S. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 52, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30961. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

DOSSI