Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa.

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury Educação/UFMG/PUC-MG

Resumo

O objetivo deste texto é o de propor um fundamento para uma resolução normativa referente aos procedimentos éticos investigativos na área de ciências humanas e sociais, hoje, no Brasil, regida por uma resolução própria da área da saúde. Isto se faz necessário para atender à especificidade desta área. Para tanto, busca-se uma fundamentação dentro da relatividade própria da Modernidade. Dentro do necessário rigor acadêmico, todos os métodos científicos aspiram explicar os fenômenos sociais e atribuir-lhes um sentido. Este rigor próprio de cada método e autônomo nos seus passos interage com princípios positivados no ordenamento jurídico e com as instituições voltadas para a pesquisa como é o caso das universidades. Por outro lado, todas as pesquisas que envolvam seres humanos devem ter como princípio fundante a dignidade da pessoa humana. Tais princípios, no caso do Brasil, estão presentes em nossa Constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil Cury, Educação/UFMG/PUC-MG

Doutor em Educação. Professor Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

CURY, C. R. J. Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 52, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30958. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSI