Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa.
Resumo
O objetivo deste texto é o de propor um fundamento para uma resolução normativa referente aos procedimentos éticos investigativos na área de ciências humanas e sociais, hoje, no Brasil, regida por uma resolução própria da área da saúde. Isto se faz necessário para atender à especificidade desta área. Para tanto, busca-se uma fundamentação dentro da relatividade própria da Modernidade. Dentro do necessário rigor acadêmico, todos os métodos científicos aspiram explicar os fenômenos sociais e atribuir-lhes um sentido. Este rigor próprio de cada método e autônomo nos seus passos interage com princípios positivados no ordenamento jurídico e com as instituições voltadas para a pesquisa como é o caso das universidades. Por outro lado, todas as pesquisas que envolvam seres humanos devem ter como princípio fundante a dignidade da pessoa humana. Tais princípios, no caso do Brasil, estão presentes em nossa Constituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.