Lembranças de um tempo que se foi? Experiências, lutas por direitos e movimentos sociais de trabalhadores residentes nos jardins Panorama e América de Toledo (PR) na década de 1980.

Autores

  • Jiani Fernando Langaro Universidade Federal da Grande Dourados. (UFGD)

Resumo

O texto problematiza as memórias e experiências de trabalhadores do município de Toledo (PR), partícipes de movimentos sociais de bairro realizados na década de 1980, os quais reivindicavam melhorias na infraestrutura urbana, tais como instalação de redes de água e energia elétrica, asfalto e transporte coletivo. Tais movimentos relacionaram-se de forma muito íntima com o poder público municipal do período, que instituiu políticas para fomentar o diálogo e incentivar a institucionalização de associações de moradores, tornando-se comum entender a criação de tais organizações comunitárias como mero resultado das ações oficiais da prefeitura municipal. Diante disso, procura-se evidenciar o caráter de sujeito histórico dos homens e mulheres que se envolveram naqueles movimentos, problematizando as trajetórias, os aprendizados e significados que eles imprimiram àquelas lutas em suas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jiani Fernando Langaro, Universidade Federal da Grande Dourados. (UFGD)

Docente do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados. (UFGD) Bacharel e licenciado em História - UNIOESTE. Mestre em História Social - UFU e Doutor - PUC - SP. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Trabalho e cidade - NUPEHCIT.

Downloads

Publicado

2015-02-04

Como Citar

LANGARO, J. F. Lembranças de um tempo que se foi? Experiências, lutas por direitos e movimentos sociais de trabalhadores residentes nos jardins Panorama e América de Toledo (PR) na década de 1980. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 51, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/28890. Acesso em: 17 maio. 2022.