A noção de experiência histórica e social em Edwar Thompson: percursos iniciais.
Resumo
Este texto trabalha a noção de experiência histórica e social nos escritos do historiador britânico Edward Palmer Thompson. Ao pensar o conceito de experiência adotou-se como norte o livro Senhores e Caçadores, publicado no Brasil em 1997. O livro, como bem definiu o seu autor, deve ser lido e entendido como um experimento historiográfico, que pretendeu estudar as origens da Lei Negra, e como os habitantes pobres locais organizavam-se tendo apenas suas experiências históricas e sociais como contraponto a ela. Procurou-se ao longo deste artigo jogar luz em conceitos centrais da teoria thompsoniana, em especial na razão do processo histórico, que gera a dinamicidade e fluidez das ações humanas no teatro da realidade social.Downloads
Downloads
Publicado
2014-10-10
Como Citar
MELO JÚNIOR, J. A. C. de C. A noção de experiência histórica e social em Edwar Thompson: percursos iniciais. Revista História & Perspectivas, [S. l.], 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27937. Acesso em: 27 fev. 2025.
Edição
Seção
PRODU
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.