A noção de experiência histórica e social em Edwar Thompson: percursos iniciais.

Autores

  • João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior História/UFV-CRP

Resumo

Este texto trabalha a noção de experiência histórica e social nos escritos do historiador britânico Edward Palmer Thompson. Ao pensar o conceito de experiência adotou-se como norte o livro Senhores e Caçadores, publicado no Brasil em 1997. O livro, como bem definiu o seu autor, deve ser lido e entendido como um experimento historiográfico, que pretendeu estudar as origens da Lei Negra, e como os habitantes pobres locais organizavam-se tendo apenas suas experiências históricas e sociais como contraponto a ela. Procurou-se ao longo deste artigo jogar luz em conceitos centrais da teoria thompsoniana, em especial na razão do processo histórico, que gera a dinamicidade e fluidez das ações humanas no teatro da realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior, História/UFV-CRP

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP).

Downloads

Publicado

2014-10-10

Como Citar

MELO JÚNIOR, J. A. C. de C. A noção de experiência histórica e social em Edwar Thompson: percursos iniciais. Revista História & Perspectivas, [S. l.], 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27937. Acesso em: 6 dez. 2022.