O GÊNERO DA CIDADE
Resumo
A cidade europeia do século XIX constituiu-se como um lugar ambivalente em termos de hospitalidade para as mulheres, tanto no que se refere ao espaço público, como ao privado. Ora acolhendo, ora repelindo o sexo feminino, esse ambiente restringia o acesso das mulheres às instituições e a circulação no meio urbano, e impondo-lhe numerosos interditos morais, físicos e intelectuais. A cidade, entretanto, também caracterizou-se pela conquista de espaços de sobrevivência, pela constituição de redes de solidariedade feminina e por um crescente direito das mulheres em participar de manifestações políticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-27
Como Citar
PERROT, M. O GÊNERO DA CIDADE. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 50, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27517. Acesso em: 28 jan. 2025.
Edição
Seção
DOSSI
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.