A DUPLA FACE DA TRADIÇÃO PETROLEIRA E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DOS ANOS 1990

Autores

  • Rose Mery dos Santos Costa Leite Serviço Social/UFRJ

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mostrar a constituição da dupla face da tradição petroleira a partir da estreita ligação entre a vida política nacional e a realidade da maior empresa petrolífera do país e de seus trabalhadores. Apresenta um breve exame de alguns aspectos marcantes da resistência sindical-corporativa dos trabalhadores petroleiros ao longo da trajetória de crescimento dessa indústria no país. Enfatizam-se, nessa abordagem, a precarização das condições e relações de trabalho como resultantes do processo de reestruturação produtiva e a constituição do Estado neoliberal, principalmente, a partir dos anos 1990. É parte do resultado de um estudo realizado para elaboração de anteprojeto de doutorado, apresentado ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mery dos Santos Costa Leite, Serviço Social/UFRJ

Mestre e Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora de Ambiência em Recursos Humanos da Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

LEITE, R. M. dos S. C. A DUPLA FACE DA TRADIÇÃO PETROLEIRA E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DOS ANOS 1990. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 50, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27509. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos