NENO VASCO POR NENO VASCO: A ESCRITA CRONÃSTICA COMO ESCRITA DE SI NA BIOGRAFIA DE UM ANARQUISTA
Resumo
Neste trabalho, trago à tona as crônicas de Neno Vasco que foram publicadas no livro Da porta da Europa e na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal. A partir de sua escrita cronística, pretendo levantar questões teóricas e conceituais sobre a forma como Neno constrói a si em sua trajetória individual e coletiva. Embora essa escrita fosse prioritariamente uma narrativa, utilizada para informar e debater com os leitores brasileiros e portugueses a respeito da luta cotidiana levada a cabo pelo movimento anarquista e operário em diferentes países da Europa, ela também possibilitou ao nosso biografado uma forma de escrita de si, o que permitiu encontrar uma chave para abrir não apenas a porta da história do movimento anarquista e operário no continente europeu, mas principalmente da sua história de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-27
Como Citar
SILVA, T. L. NENO VASCO POR NENO VASCO: A ESCRITA CRONÃSTICA COMO ESCRITA DE SI NA BIOGRAFIA DE UM ANARQUISTA. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 27, n. 50, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27505. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.