O ESTADO E O PODER DE CLASSE DOS GESTORES
Resumo
Apresento neste artigo uma reflexão sobre o conjunto da obra teórica de João Bernardo, historiador marxista português, e enfatizando a centralidade conceitual dos Gestores (tecnocracia) como classe dominante capitalista e o seu poder institucional de controle do processo produtivo capitalista, tanto na organização das condições gerais de produção, sob a mediação institucional do Estado Restrito (Poder Público), como no controle da produção e realização da mais-valia, sob a mediação institucional do Estado Amplo (Empresas).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-16
Como Citar
PINTO, J. A. da C. O ESTADO E O PODER DE CLASSE DOS GESTORES. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23322. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Estado e Poder: Sociedade Civil
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.