INDÚSTRIAS KLABIN DO PARANÁ DE CELULOSE: A SOCIOGÊNESE DO PROJETO POL͍TICO-EMPRESARIAL (1930-1940)

Autores

  • Maurício Gonçalves Margalho Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo sobre história social de empresas partiu de um estudo de caso sobre o grupo empresarial Klabin, particularmente no que se relaciona ao investimento nas Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A (IKPC). Levando em conta que as relações sociais são relações políticas e que, portanto, se relacionam com a luta entre frações de classe dominante pela hegemonia no aparelho de Estado, o nosso estudo tem como escopo analisar os empresários Wolff Klabin e Horácio Lafer. Não como empreendedores, mas, sobretudo, através da dimensão política que envolveu suas relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Gonçalves Margalho, Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro

Professor de História da rede pública do Estado do Rio de Janeiro,lecionando para turmas do ensino fundamental. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2013-08-16

Como Citar

MARGALHO, M. G. INDÚSTRIAS KLABIN DO PARANÁ DE CELULOSE: A SOCIOGÊNESE DO PROJETO POL͍TICO-EMPRESARIAL (1930-1940). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23319. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê - Estado e Poder: Sociedade Civil