INDÚSTRIAS KLABIN DO PARANÁ DE CELULOSE: A SOCIOGÊNESE DO PROJETO POLÍTICO-EMPRESARIAL (1930-1940)
Resumo
Este artigo sobre história social de empresas partiu de um estudo de caso sobre o grupo empresarial Klabin, particularmente no que se relaciona ao investimento nas Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A (IKPC). Levando em conta que as relações sociais são relações políticas e que, portanto, se relacionam com a luta entre frações de classe dominante pela hegemonia no aparelho de Estado, o nosso estudo tem como escopo analisar os empresários Wolff Klabin e Horácio Lafer. Não como empreendedores, mas, sobretudo, através da dimensão política que envolveu suas relações sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-16
Como Citar
MARGALHO, M. G. INDÚSTRIAS KLABIN DO PARANÁ DE CELULOSE: A SOCIOGÊNESE DO PROJETO POLÍTICO-EMPRESARIAL (1930-1940). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23319. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Estado e Poder: Sociedade Civil
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.