O CONTEXTO POL͍TICO NA VENEZUELA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE "SOCIEDADE CIVIL" E "ESPAÇO PÚBLICO"

Autores

  • Pedro Henrique de Moraes Cícero Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O artigo trata da formação e da atual configuração da sociedade civil venezuelana. Para isso, num primeiro momento, serão apresentadas as principais contribuições teóricas que solidificam os conceitos da "sociedade civil" e "espaço público". Em seguida, o debate será transposto ao caso venezuelano, de modo a demonstrar que foi através do processo político articulado pelos bolivarianos que se deu a efetiva emergência de grupos organizados e atuantes no âmbito da sociedade civil daquele país. Por fim, a partir da análise sobre a atuação dos Círculos Bolivarianose dos Consejos Comunales, busca-se averiguar e problematizar as especificidades relativas à participação política na Venezuela contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Moraes Cícero, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2013-08-16

Como Citar

CÍCERO, P. H. de M. O CONTEXTO POL͍TICO NA VENEZUELA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE "SOCIEDADE CIVIL" E "ESPAÇO PÚBLICO". Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23310. Acesso em: 22 jun. 2024.