A ORGANIZAÇÃO REVOLUCIONÃRIA MARXISTA-POLÍTICA OPERÃRIA E A REVOLUÇÃO CUBANA NOS ANOS 1960
Resumo
A Organização Revolucionária Marxista-Política Operária foi um dos vários agrupamentos da chamada Nova Esquerda brasileira. Surgida em 1961, ela tinha como principais reivindicações a independência das organizações dos trabalhadores e a defesa do socialismo. Discuto neste artigo um aspecto pouco mencionado de sua trajetória: as possíveis influências das ideias cubanas no decorrer de sua história. Nesse aspecto, apesar do esforço de seus membros em estudar e compreender o movimento revolucionário cubano anteceder o ano de 1964, foi no período pós-golpe que a influência cubana apareceu fortemente em seus debates internos, no momento em que seus militantes discutiam caminhos e formas de atuação na luta contra a Ditadura Militar implantada no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-16
Como Citar
SALES, J. R. A ORGANIZAÇÃO REVOLUCIONÃRIA MARXISTA-POLÍTICA OPERÃRIA E A REVOLUÇÃO CUBANA NOS ANOS 1960. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23309. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.