PROPRIEDADES DA EVIDÊNCIA, NARRATIVAS ORAIS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MEMÓRIAS SOBRE TRABALHADORES NA LUTA PELA TERRA
Resumo
No artigo problematizo a fonte oral como material histórico relevante para explicação de processos históricos vividos pelos sujeitos sociais, cujo conhecimento histórico é construído a partir da mediação e problematização das propriedades específicas da narrativa oral. Na explicação histórica, tornaram-se relevantes a discussão do procedimento narrativo, do enredo e do ato interpretativo construídos pelos sujeitos com trajetórias dissidentes na luta pela terra em Fernandópolis, região Noroeste do estado de São Paulo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-16
Como Citar
MOREIRA, V. J. PROPRIEDADES DA EVIDÊNCIA, NARRATIVAS ORAIS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MEMÓRIAS SOBRE TRABALHADORES NA LUTA PELA TERRA. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 26, n. 48, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23308. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.